Assembleia Geral do SILEMG reúne as principais lideranças do setor lácteo em Minas Gerais

20

No dia 22 de outubro, a FIEMG, em Belo Horizonte, recebeu empresários do setor lácteo para a Assembleia Geral do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (SILEMG).

Avaliado como um dos mais conceituados encontros do segmento, o evento reuniu importantes representantes do mercado para um balanço do setor, além de promover, de antemão, a confraternização de fim de ano e fazer um levantamento de melhorias de prognósticos para 2016.

Entre os palestrantes esteve a jornalista da Globo News, Cristiana Lôbo, que discorreu sobre o presente e o futuro da situação político-econômica do Brasil. Os pontos mais relevantes discutidos pelos empresários foram a análise do mercado consumidor e as tendências de consumo, a produção primária e seus custos de produção, as condições climáticas e hidrológicas, além dos reflexos na economia pelo desentendimento político e o engessamento da atividade econômica pelo baixo consumo e pela retração do crédito.

O evento também contou com uma mesa de debates, em que os empresários discutiram sobre as expectativas para o setor lácteo no próximo ano. De acordo com Celso Costa Moreira, diretor executivo do SILEMG, “a manifestação consensual foi de que não devemos manter expectativas otimistas quanto ao mercado. A palavra de ordem é cautela. Os mais de 1,5 milhão de demissões ao longo do ano acaba trazendo uma tendência de insegurança aos trabalhadores, contribuindo para a desaceleração ainda maior do consumo. Mas essa situação vai passar e temos que estar prontos para a retomada do crescimento”.

A Assembleia Geral do Silemg registrou a presença de quase 200 pessoas, entre diretores das indústrias associadas, patrocinadores (como a OBAH Design), representantes de setores diversos do governo do Estado e universidades. O evento foi encerrado com um jantar no restaurante Maria das Tranças, em BH.