Clarificante proporciona mais transparência às embalagens

0

Fazer refeições fora de casa virou necessidade e hábito de boa parte dos brasileiros. É um mercado que movimentou no ano passado R$ 154 bilhões, segundo a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), e tem fôlego para crescer ainda mais. Os principais atores desse segmento estarão na Fispal Food Service 2017 – 33ª Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar – que acontece de 6 a 9 de junho, em São Paulo, no Expo Center Norte. Entre eles, a Milliken, empresa global de especialidades químicas, revestimento e materiais de alto desempenho, que levará ao evento um dos seus produtos mais inovadores para embalagem de alimentos: o clarificante em concentrado NX UltraClear®.

O NX UltraClear® proporciona às embalagens em polipropileno (PP) altíssima transparência, ideal para recipientes cujo conteúdo precisa estar protegido e à vista do consumidor, além de poder ser usado em forno micro-ondas. A ação do clarificante é capaz de superar o tradicional aspecto translúcido do PP em embalagens termoformadas (moldadas em altas temperaturas), criando uma transparência similar àquela do PET e PS (poliestireno), mas com os benefícios ambientais e de desempenho do material.

De acordo com Edmar Nogueira, gerente técnico da Milliken, “embalagens transparentes permitem que o consumidor possa verificar ainda nas gôndolas dos supermercados ou das lojas de conveniência o aspecto geral dos ingredientes das refeições prontas ou semi-prontas”. Segundo uma pesquisa encomendada pela empresa a um instituto americano, há ainda uma “necessidade emergente” demonstrada pelos consumidores de que essa alimentação seja “conveniente”, “rápida” e “saudável”. “Isso importa diretamente na qualidade e segurança da embalagem, pois terá de resistir pelos caminhos percorridos entre o freezer, a sacola (para a casa ou para o trabalho) e o fogão (ou micro-ondas)”, explica Nogueira.

As vantagens de usar o PP estão na baixa pegada de carbono durante a produção da resina, baixa densidade do material e altos valores de recuperação de energia. De acordo com a Milliken o PP consome uma menor quantidade de energia durante sua produção, quando comparado com outros plásticos, e sua baixa densidade resulta em menor volume de resíduos. É um plástico ideal para a economia circular. A diferença de peso entre embalagens de PP e outros materiais está normalmente entre 15% e 20% a menos para o polipropileno. A resistência ao calor do PP permite o uso em micro-ondas agregando conveniência à embalagem.

Além do uso em termoformagem o clarificante Millad NX8000®, presente no concentrado, também é utilizado em outras aplicações como frascos, utensílios domésticos e outros recipientes.

A Fispal Food Service é o maior evento do setor de alimentação fora do lar, sorveteria e cafeteria profissional da América Latina. Contará com mais de 1.500 marcas expositoras e serão apresentadas novidades, tendências e soluções em máquinas, equipamentos, alimentos, bebidas, cozinhas profissionais, ingredientes, acessórios, utensílios, móveis, decoração, higiene e limpeza profissional, grãos, refrigeração, logística e transporte, aditivos e insumos, automação comercial, embalagens, uniformes e outros serviços afins.

Matéria extraída do site Clube da Embalagem.