Como o meu varejo pode aproveitar as datas comemorativas?

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Como o ano é dividido para o varejo?
Que o ano é possui 12 meses, todo nós sabemos, mas para o varejo essa divisão vai além. As datas comemorativas ditam o ritmo do planejamento das ações para os varejistas, principalmente pelos picos que elas causam, desde o aumento do número de vendas, até a maximização do trabalho que isso causa. Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, grandes eventos que mexem com a rotina do país (como Olimpíadas, eventos religiosos e outros) e até o aniversário da própria empresa, se bem planejados e executados, podem render ótimos resultados para e tornar a vida dos clientes mais feliz.

Como aproveitar ao máximo as datas comemorativas?

1 – Escolha as datas mais significativas para o seu varejo
O primeiro passo é identificar qual é o ciclo da sua loja, ou seja, quais são as datas comemorativas que sua loja pode aproveitar para se aproximar de seu público. Para isso, você precisa conhecer muito bem quem são seus consumidores e suas preferências. Só assim você vai poder escolher quais datas chamarão a atenção dele e quais sua loja pode aproveitar direcionando às necessidades de seu público e às oportunidades de seu negócio.

2 – Prepare seu estoque para as datas com maior movimento
Uma coisa que não pode acontecer e nenhum lojista quer é deixar de vender por falta de produto na loja. Por isso que é tão importante conhecer o ciclo do varejo, dessa forma, você pode preparar seu estoque com produtos a mais para as épocas com maior fluxo de venda.

3 – Capacite sua equipe de vendas para o atendimento nas datas comemorativas
É importante capacitar seus vendedores para que eles estejam preparados para o aumento no movimento. A capacitação também deve mostrar a eles como identificar oportunidades específicas a cada data, para que eles possam oferecer atendimento diferenciado de acordo com o público-alvo. Além disso, é importante que seus vendedores conheçam os produtos novos de cada data.

4 – Entre no clima e prepare sua loja com uma decoração específica da data
É preciso que o cliente viva a data comemorativa que se aproxima assim que entrar na sua loja, por isso, a ambientação é fundamental nessas épocas. Tenha uma decoração adequada a cada comemoração. Os materiais de PDV são uma excelente oportunidade de aproximação com o público.

5 – Prepare promoções alinhadas ao público-alvo daquela data
Em época de datas comemorativas, as promoções saltam aos olhos dos clientes. O que sua loja fará para se destacar? Crie promoções adequadas ao público. Leve em consideração o perfil dos seus clientes em cada data. Personalize kits de produtos, por exemplo, para chamar a atenção e vender mais nas datas comemorativas.
Grandes eventos são uma excelente oportunidade de angariar novos públicos, aumentar sua visibilidade e fortalecer a marca perante os consumidores. Um exemplo de como usá-los a seu favor foi a Forno de Minas, que, em 2016, investiu em uma ação para divulgar produtos nacionais para a imprensa estrangeira. A OBAH desenvolveu embalagens exclusivas e temáticas para um kit gastronômico, entregue a jornalistas que vieram cobrir as Olimpíadas.

6 – Comunique seus clientes com antecedência sobre o que está preparando
Estar atento e conhecer bem o seu ciclo de datas comemorativas possibilita que você se prepare com antecedência e avise seus clientes sobre o que está preparando. A ideia é fazê-los lembrar da proximidade daquela data e aumentar suas chances de ser escolhido como lugar ideal para comprar presentes para os “alvos” da comemoração.

E o que eu posso fazer para vender mais nas datas comemorativas?
A estratégia para alcançar o resultado esperado nas ações das datas comemorativas deve ser planejada desde quando são definidas as comemorações do ano. Confira 5 dicas simples que podem ajudar o seu varejo a vender mais nessas datas.

Desenvolva parcerias que agreguem valor ao que você vende
Por exemplo: desenvolver um kit exclusivo com produtos próprios e de outras marcas para divulgar a cultura de um país para turistas em grandes eventos.

2 – Brinque com a tradição da data comemorativa
Use a criatividade para fazer chamadas inteligentes.

3 – Faça concursos especiais para a data comemorativa

4 – Ajude seu cliente a escolher o presente ideal
Use sua imaginação para criar os conteúdos de acordo com os produtos disponíveis em sua loja. Para divulgar esses materiais, você pode enviar e-mails, publicar as sugestões em alguma rede social e abusar de materiais de PDV criativos.

Matéria extraída do site Smarket Solutions.