Degustação de produtos é método comprovado para aumentar as vendas

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A compra por impulso faz parte do dia a dia dos brasileiros e, segundo a última pesquisa do SPC, realizada em 2015, cerca de 53% dos entrevistados assumiram ter comprado pelo menos uma vez por impulso nos últimos três meses. Entender o comportamento humano e o que buscam os seus clientes é fundamental para desenhar ações efetivas que farão com que o seu público-alvo escolha seu produto em vez de optar pelo concorrente.

Ações que levam o cliente a consumir por impulso podem parecer negativas e, até antiéticas, no entanto, estratégias de trade marketing e shopper marketing podem proporcionar que esta ação seja positiva para o cliente e também para a marca. O uso de balcões degustação é um exemplo e, segundo especialistas, aumenta as vendas em até 20%, uma vez que o cliente é impulsionado a levar o produto para a casa depois de ter uma experiência gustativa e positiva.

Ao decidir por essa ação – oferecer ao cliente uma experiência sensorial dentro de supermercados -, é preciso ficar atento a alguns pontos, entre eles: o (a) promotor (a) que irá oferecer o produto deve ser simpático e bem treinado sobre o que está oferecendo; outro ponto importante diz respeito à estética do material de PDV e do balcão, devendo ser atrativo e direcionado para que o cliente não se distraia com outros concorrentes; e, por fim, é indicado que sempre se faça uma condição especial (promoção) durante a degustação, dessa forma, você atrai ainda mais consumidores.