ESTRATÉGIA DE DESIGN É UTILIZADA PARA DIMINUIR USO DO TABACO

0

As cores são utilizadas pelo design com o objetivo de atrair o cliente, criar emoções e sentimentos em relação ao produto, marca ou peça gráfica. Pensando no poder das cores para promover o relacionamento do cliente com o produto, o governo australiano decidiu iniciar uma busca pela cor menos agradável aos olhos dos humanos. Você deve estar se perguntando: se as cores são importantes para criar vínculo entre consumidor e marca, porque encontrar a cor mais repugnante e não a mais agradável? Muito simples. O objetivo dos australianos era imprimir essa cor indesejada em rótulos das embalagens de cigarros.

A pesquisa realizada pela agência Gfk Bluemoon buscou a cor por três meses e escolheu o Pantone 448C (opaque couchê). Segundo a agência, ela tem ação instantânea de afastar o consumidor de um produto.

Com a finalização do estudo, o governo da Austrália decidiu obrigar a utilização desta cor em todas as embalagens de cigarro. Outros países, como Irlanda, França e Reino Unido, também adotaram a estratégia com o intuito de diminuir o número de pessoas que morrem por conta do tabagismo. Atualmente, morrem 6 milhões de pessoas por ano, no mundo.

Nos países em que a Pantone 448C já é utilizada há algum tempo, o índice de adesão ao consumo do cigarro está caindo expressivamente. Essa é mais uma das provas do quanto uma cor pode influenciar nossas decisões e sentimentos.

Fonte: Metro