Neste Natal, crie momentos inesquecíveis com ações nas lojas que envolvam crianças e idosos

0

O Natal está chegando e construir uma estratégia que difunda mensagem de esperança – um sentimento tão necessário em momentos difíceis – é mais fácil e mais “vendedor” do que você imagina.

Pense em ideias envolvendo crianças (que levam as mães à loja) e avós (ainda, em muitos casos, responsáveis pelas ceias). Considere atividades inusitadas para encantar. E comece a trabalhar em novembro. Quanto mais cedo você associar sua loja a momentos inesquecíveis, melhor. Pensamos em algumas ações e também buscamos sugestões com um especialista para estimular sua criatividade: Marcelo Assumpção, diretor executivo da Portway, especializado em produtividade comercial. Acompanhe:

Para conquistar a garotada

  • Planeje visitas de crianças à padaria para acompanhar a produção de panetones. Alguém deverá explicar qual o significado no Natal, além de falar com simplicidade sobre o processo de fabricação.
  • Programe aulas de culinária. Elas devem ser simples e envolver, por exemplo, tempero de carnes, preparo de saladas especiais, lavagem de arroz e lentilha, preparação de sobremesas simples com frutas. Os pratos montados deverão ser servidos depois do curso.
  • Monte cenários com personagens ou paisagens natalinas para os pais poderem fotografar os filhos com seus celulares.
  • Não se esqueça de abrir espaço para o Papai Noel receber os pedidos dos pequenos e ser fotografado com eles. Programe a presença dele a partir do início de dezembro.
  • Realize concursos para as crianças com o tema “O Natal de sua loja“. Os vencedores devem ter seus trabalhos divulgados em vários meios e receber uma premiação, ainda que simbólica. A criança pode ser premiada pelo Papai Noel.

Para conquistar as as avós

  • Como muitos avós são os principais responsáveis pelas ceias, garanta a entrega da compra sem cobrar pelo serviço. Deixe claro que esse benefício é só para eles.
  • Proponha aos avós a compra de alguns pratos prontos da rotisseria, para poupá-los de trabalho. Mas programe seções de degustação dos pratos que pretende preparar. Na ocasião, você já anota as encomendas.
  • Ensine as vovós a fazer cup cakes decorados com personagens infantis, como Angry Birds, Minions, princesas, entre outros.

Momentos inesquecíveis

  • Redes no exterior têm surpreendido os consumidores com apresentações de tenores, sopranos e cantores populares na área de vendas. Eles se vestem como funcionários, cuidam da reposição ou da limpeza e, de repente, começam a apresentação. Os clientes invariavelmente se encantam.
  • A apresentação musical também pode ser feita por corais formados pelos funcionários. No meio do expediente, eles podem interromper as funções para cantar. Além de músicas natalinas, podem interpretar canções animadas e regionais com as quais o público se identifica. Se não der para organizar ainda este ano, pense para o próximo.
  • Lojas mais sofisticadas podem levar um saxofonista para a área de vinhos e espumantes para entreter o cliente enquanto ele compra e degusta as bebidas.
  • Na entrada, em vez de seguranças “marrentos”, escolha um funcionário bem-humorado para receber os consumidores.
  • Oriente os funcionários a agir com simpatia e prontidão. Se for possível, peça que o cliente indique os melhores funcionários, colocando os nomes numa urna. Explique que os cinco mais votados receberão um bônus.

 

Matéria extraída do site Supermercado Moderno.