O realismo em prol do design

20

Hércules Versiani dos Santos, 32 anos, artista plástico, fotógrafo, ilustrador e designer, especialista em pinturas a óleo, além dos pincéis, também usa caneta esferográfica como ferramenta para expressar sua arte por meio de desenhos realistas.

Influenciado pela mãe, educadora artística, aos 12 anos já desenhava estilos como cartoon e mangá. Cursou pintura hiper-realista na Ícone, Publicidade no UNI-BH e Design Gráfico no SENAI. Expert em retratar fotografias de pessoas, paisagens, além da fauna e flora em desenhos, desde 2011 o artista completa o corpo de designers e ilustradores da OBAH Design, criando desenhos digitais para as embalagens do clientes da agência. Para ele, sua experiência fortalece a assertividade, a qualidade e o enquadramento no design. “É gratificante poder andar por eventos, supermercados ou sorveterias e ver a marca da OBAH estampada para o mundo. É enxergar os produtos na gôndola como em uma galeria de arte”, ressalta.

Em Belo Horizonte já expôs suas obas no Ponteio Lar Shopping, numa parceria entre o Minas Shopping, a Fundação Zoo Botânica e agências de comunicação que se uniram em ação de responsabilidade social no final de 2015, registrando elementos da fauna e flora. A mostra foi composta por dez desenhos feitos com canetas esferográficas Bic.

Um marco na carreira do artista foi a divulgação da imagem de um pássaro no display digital de fotografias da Quinta Exposição Anual Animal Collection, que contém figuras retratadas por diversos artistas de todas as partes do mundo, divulgado em julho de 2015 no Museu do Louvre, em Paris. Ele também apresentou sua obra nos Estados Unidos, com a imagem realista da Arara-Canindé, na mostra SeeMe Colagem Animada, no Edifício Billboard, na Time Square, em NY, e SeeMe Digital Exhibitions Scope, em Miami.

 

Leia mais na Revista OBAH.