Por que o empreendedor deve se preocupar tanto com o PDV?

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Uma pesquisa realizada sobre o comportamento mundial do consumidor revelou que o Brasil é o país em que o PDV ocupa mais importância, entre todas as nações avaliadas. Segundo a pesquisa feita pelo Point of Purchase Advertising Institute, 85% dos brasileiros decidem sobre a compra no ponto de venda. A título de comparação, nos EUA esse índice é de 72%! Mas por que esses índices são tão altos?

Há até algumas décadas, as estratégias de marketing pelo rádio, TV e outdoor surtiam grandes efeitos na conquista do consumidor, colaborando para que ele tomasse a decisão da compra antes mesmo de chegar à loja. Mas o ritmo de vida frenético das grandes metrópoles e a falta de tempo dos clientes fazem com que esse formato genérico de comunicação (outbound marketing) seja cada vez menos percebido; ao mesmo tempo, aumenta a importância do ponto de venda, já que é lá que ele se decidirá se irá mesmo levar o produto ou não.

Uma vez no interior da loja, o empreendedor terá poucos minutos para encantar o cliente.

O PDV, que proporciona de forma subliminar um conjunto de percepções sensoriais, visuais e olfativas ao consumidor, é quem irá auxiliar a empresa a relacionar compra e prazer no coração do cliente e pender a balança para a decisão de compra.

Como melhorar o PDV para vender mais?
Melhorar o “point of sale” passa diretamente por elaborar e executar uma estratégia eficiente de merchandising.

Relação emocional entre marca e consumidor é fundamental
Desenvolver um layout que destaque a grandiosidade de seus produtos sem perder o foco do conforto e comodidade a ser oferecido ao cliente é o grande desafio de um bom PDV. Em um mercado em que produtos, serviços e locais têm se tornado tão parecidos, o “point of sale” deve saltar aos olhos do consumidor sugerindo ineditismo, refletindo toda a luminosidade que seus produtos prometem ter. Esse é o segredo de um bom ponto de venda!

Mais que uma loja bem localizada ou ter a principal gôndola, é preciso investir em materiais de PDV. Totens, wobblers e placas são exemplos de materiais que irão contribuir para que seu produto tenha maior rotatividade. A marca que chamar mais atenção terá mais resultado e inteligência de varejo é fundamental para desenvolver estratégias de materiais para PDV. Conte com a OBAH!

Dados e informações extraídos do site Endeavor.