Universo cafeeiro reconhece a importância do design de embalagens

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O paladar do brasileiro para o consumo de cafés premium tem se tornado cada vez mais apurado e eles não estão dispostos a abrir mão do sabor diferenciado dos grãos especiais. Enquanto o café tradicional tem crescido cerca de 2% ao ano, os cafés gourmet cresceram em média 13% nos últimos três anos. Dados da Nielsen, empresa germânico-americana focada em pesquisas de mercado, apontam que os cafés com custo superior a R$ 12,00 nas embalagens de 500 g tiveram um crescimento ainda maior, 31,1%, entre 2015 e 2016.

CAFÉS PREMIUM PEDEM DESIGN À ALTURA

Rótulos, embalagens e posicionamento de marca diferenciado têm sido cada vez mais valorizados como estratégias fundamentais para alavancar as vendas.

A OBAH Design tem expertise para posicionar as marcas de café em seus respectivos mercados. Entre os gourmets, foi responsável pela criação das embalagens genéricas para as safras especiais do Café da Fazenda, que trouxe embalagens versáteis e elegantes para diferenciar, por meio de etiquetas e sem aumento de custo, cada tipo de produto.

Atende também a Unique Cafés Especiais, considerada, desde 2002 pelo Cup of Excellence – o mais renomado concurso de cafés especiais realizados em todo o mundo –, como um dos melhores do mercado.

ONDE OS POPULARES TAMBÉM TÊM VEZ

Entre os cafés populares, a OBAH também se faz presente. O investimento no redesign de embalagens garantiu o aumento direto nas vendas do Café da Roça. Já o Grupo Packfoods se inspirou em dois importantes times brasileiros de futebol como temas de seus produtos: Atlético e Cruzeiro estampam as embalagens de 500 g, aliando a qualidade dos ingredientes às tradições dos clubes, o que garantiu visibilidade e melhor posicionamento da marca. O design das embalagens foi inspirado nos uniformes dos camisas 10 – os craques –, com utilização de textura e alto relevo, trazendo mais proximidade com o consumidor.

Café Brasil, Santo Grão e Bento Grão, além de marcas que ofereceram uma variação de bebidas à base de cafés – como o café com leite da Bonutre, na categoria de bebidas mistas, e a marca Café com Doce, que apresenta misturas para saborizar os produtos – são alguns dos clientes da agência no setor cafeeiro.

DESIGN PARA EXPORTAÇÃO

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) apontam que a exportação nesse nicho do segmento já representa 20% do total da bebida exportada pelo Brasil.

A OBAH está habilitada para prestar serviços por meio do programa Design Export, que foca na gestão do design para lançamento de produtos e embalagens para exportação com competitividade. Nesse contexto, desenvolveu as embalagens de toda a linha premium de cappuccinos da Villa Café, que teve alta receptividade no mercado estrangeiro.